quarta-feira, 12 de novembro de 2014

São tantas emoções !



O que nos move ? Aqui, desta vez, não pergunto, finco minha exclamação. Ouso afirmar: a emoção. Demandas dirigem, necessidades pedem, empurram, compelem à ação. Mas há algo que nos leve, estimule, conduza, impulsione mais intensamente que a emoção ?!

Ela que é plural, variável em cores e intensidades, aporta e assenta sem licença. Adentra de surpresa e nos assoma. Toma-nos, tendo poder de aviso, a afugentar ou pedir bis. Não pode ser precisamente calculada, exercitada milimetrica-mente, acomodada apenas ao desejo. Não há planejamento que dê conta de conduzi-la totalmente sob rédeas, plenamente comandada por consciência, com limites régios, rígidos, precisos. E precisamos tanto dela !

Ah, essa mistura louca de elementos invisíveis que toma nossos corpos e invade a casa da razão ! Ah, essa química que é física e transforma a biologia do ser pensante, à revelia, instante a instante... e faz mudança ser constante ! Está atestado: nem a mente analítica se sustenta, adequada, sem o passeio da emoção. Ela é via, veio, meio, ponte de conexão.  

À parte as provas da ciência, o que melhor que a experiência como evidência dessa potência ?! É comum o ser sereno ser sequestrado repentinamente por suas águas, subitamente envolvido em cachoeira de sintomas, vertentes de sensações. E perde o rumo... ou o encontra.

Emoções revelam conteúdos, oferecem descobertas. Para o bem ou para o mal, elas marcam nossas vidas. São impressoras de memórias, inscrevendo cor, negritos, dando sabor às histórias. Ah, quão incríveis podem ser alguns instantes emocionantes !... Capazes de desvirtuar o tempo, sublimar o espaço.

Emoção é linha que costura os atos, tece as redes, fio que faz fortes as conexões. Quem é capaz de descrever o nascimento de quem lhe saiu do ventre sem viajar no tempo, novamente, passageiro do momento ? E como é mágica-mente entorpecente embarcar numa paixão, em ligação pelo invisível !

Experiências e sentimentos falam conosco, transmitem informações vitais. Contam de nós a nós mesmos e aos demais, através de sinais físicos, sintomas emocionais.

Emoções são elementos de linguagem, sinalizando, etapa a etapa, sobre o peso de nossos desejos e ações. Observá-las é desvendar mistérios, conhecer-se um pouco mais, oferecer-se possíveis melhores escolhas. 

Emoções nos movem a repetir, incitam a mudar. Observadas, podem ajudar a afastar o indesejado... e conduzir ao bem estar.