quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Livraria



Livraria é... feira. E a frequência, questão de subsistência... de saúde mental. A caminho já trafego, por pensamento, aquelas bancas de verdes, vermelhos, amarelos muitos. São espécimes de formas e volumes variados, grossos, finos, brilhantes... que me colorem de elã. Salivo só de pensar no sabor ! Antes mesmo de fazê-los refeição, percorro nomes, sinopses, temas... a título de degustação. Impossível não lançar mão de uma coleção ! Recheio a cesta, encontro um canto e experimento porções, com calma. Testo consistências, busco essências, perfumes. Hummm, que delícia encontrar o bom açúcar, natural ! Olhos sobem e descem textos, percorrem páginas. Tal quem abocanha fruta fresca, como quem saboreia um pêssego aveludado, suculento, avivo sentidos, desperto papilas... fazendo escorrer prazer pelos cantos "da boca" do desejo. Ah, que apetite ! Acorro ao caixa com a comida, embalada para viagem... mental.

Livraria é... farmácia. E a frequência, questão de subsistência... de saúde mental. A mente que se exercita carece de vitaminas, pede substâncias estimulantes lícitas, sem efeitos adversos.Vez por outra também tem necessidades especiais. Óleos essenciais ?! O motor, a pleno vapor, desgasta-se, pode vir a sentir dor.... demandando atenção. É bom conhecer um lenitivo, ter um estojo de pequenos socorros acessível, medicamento analgésico à mão. Na verdade, terapeutas indicam - em se tratando dessa sorte de remédios - que se possua ampla gama, coleção. Há momentos em que, a despeito de todo avanço da ciência, é em via de papel que vem socorro a uma urgência. Livro pode ser vital.

Livraria é... parque de diversão. E a frequência, questão de subsistência... de saúde mental. Difícil conter a excitação. Mal posso esperar para enveredar aqueles corredores, debandar do mundo de fora e cair naquela selva de novidades !... Cada estante esperando para ser invadida, desbravada. Ah, a ansiedade de deixar as rédeas dos deveres e distrair-me, festejar. Passear, andar a esmo, sem pressa,  experimentando, aqui e ali, um pouco de tudo. Subir prateleiras com as mãos, levar os olhos até o topo e... uhhhh, escorregar o olhar por capas coloridas, temas, títulos diversos !... Mergulhar o interior de alguns volumes sem receio, rumo ao novo, até... até as descobertas, até o êxtase, até... ! Perceber o aroma de papel, de tinta, e embarcar na viagem. Bommm deixar-se conduzir, levar pelas letras, conteúdos... até atingir margem nova, ou um fundo. Ah, são pilhas e pilhas de possibilidades: mundos e emoções a escolher ! É adentrar, abrir-se e aventurar-se !...

Livraria é... passeio de saúde e alegria.